O Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de
Roraima - (CEFORR), da inicio ao curso de magistério indígena TAMÎ`KAN.
Em 2004 o Estado de Roraima contava com 470 professores com titulação
em magistério, para atender 10.336 alunos que estavam matriculados e
frequentando as escolas indígenas sob coordenação da DIEEI. Porém, por
meio de um levantamento realizado pela Organização dos Professores
Indígenas de Roraima - (OPIRR), constatou-se a existência de uma demanda
de 300 professores indígenas necessitando formação em magistério. Ainda
neste mesmo ano de 2004, para atender essa necessidade, foi criado o
projeto TAMÎ`KAN (Curso Magistério Indígena - Nível Médio /
Profissionalizante). O curso atendeu a demanda de 300 professores
leigos, que buscavam uma formação profissional para atuarem junto ás
escolas indígenas, tais como egresso do Ensino Fundamental e Ensino
Médio e que atendiam aos critérios previstos no edital de seleção do
referido ano. O projeto TAMÎ`KAN veio atender as reivindicações dos
povos indígenas de determinadas regiões do Estado de Roraima, na
qualificação e habilitação de docentes indígenas lotados nas escolas
indígenas da SEED/RR e os demais conforme foram indicados pela
comunidades indígenas. Dos 300 alunos que iniciaram o curso TAMÎ`KAN, de
acordo com dados do registro acadêmico do CEFORR (2016), 232
professores já foram certificados, o que corresponde a aproximadamente
77%, alguns ainda estão em processo de conclusão. Entretanto, conforme
dados do CEFORR, atualmente, há cerca de 371 professores necessitando de
formação a nível de magistério, porem neste ano de 2017, o curso
atendera 200 cursistas conforme publicado em edital.
Publicado por: Wendell Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário