quarta-feira, 15 de março de 2017

CURSO DE MAGISTÉRIO INDÍGENA TAMÎ`KAN.

O Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - (CEFORR), da inicio ao curso de magistério indígena TAMÎ`KAN.

Em 2004 o Estado de Roraima contava com 470 professores com titulação em magistério, para atender 10.336 alunos que estavam matriculados e frequentando as escolas indígenas sob coordenação da DIEEI. Porém, por meio de um levantamento realizado pela Organização dos Professores Indígenas de Roraima - (OPIRR), constatou-se a existência de uma demanda de 300 professores indígenas necessitando formação em magistério. Ainda neste mesmo ano de 2004, para atender essa necessidade, foi criado o projeto TAMÎ`KAN (Curso Magistério Indígena - Nível Médio / Profissionalizante). O curso atendeu a demanda de 300 professores leigos, que buscavam uma formação profissional para atuarem junto ás escolas indígenas, tais como egresso do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que atendiam aos critérios previstos no edital de seleção do referido ano. O projeto TAMÎ`KAN veio atender as reivindicações dos povos indígenas de determinadas regiões do Estado de Roraima, na qualificação e habilitação de docentes indígenas lotados nas escolas indígenas da SEED/RR e os demais conforme foram indicados pela comunidades indígenas. Dos 300 alunos que iniciaram o curso TAMÎ`KAN, de acordo com dados do registro acadêmico do CEFORR (2016), 232 professores já foram certificados, o que corresponde a aproximadamente 77%, alguns ainda estão em processo de conclusão. Entretanto, conforme dados do CEFORR, atualmente, há cerca de 371 professores necessitando de formação a nível de magistério, porem neste ano de 2017, o curso atendera 200 cursistas conforme publicado em edital.


































Publicado por: Wendell Marques

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